Princípios Orientadores

Educação, Família e Escola
Os Pais dos alunos ocupam um lugar central na ação do Colégio. Cada matrícula não significa apenas que mais uma criança é admitida, mas sim que há mais uma família com quem se começa a realizar um trabalho de conjunto no processo educativo. Desde a primeira entrevista, procura-se que os Pais compreendam que a missão do Colégio é colaborar com eles na formação integral dos filhos. Nessa primeira entrevista são explicados aos Pais os Princípios Orientadores bem como as linhas gerais do Projeto Educativo do Colégio.
Colaboração Familiar
A colaboração familiar deriva do respeito pelos direitos dos Pais na educação dos filhos, de necessidade de harmonizar as intervenções e as mensagens da família e da escola e de orientar a personalização do ensino com os contributos e as observações dos Pais.
Os Pais deverão, no mínimo, ter uma Entrevista por trimestre. Estas entrevistas têm um caráter muito positivo. Não se destinam prioritariamente a resolver problemas mas contribuem para os evitar ou para que sejam resolvidos atempadamente.
A Psicóloga Educacional do Colégio também recebe as famílias sempre que for desejável. Este apoio não é visto como exclusivo para as “situações problemáticas” mas percecionado como uma mais-valia educativa.
A par das Festas de Natal e de final de ano, dos convívios com as famílias, das sessões e cursos para Pais sobre temas de educação e de orientação familiar, realizam-se também Atividades familiares de voluntariado.
Educação de Qualidade, Integral e Personalizada
O Projeto Educativo do Colégio tem como objetivo um ensino de excelência inserido numa educação integral e personalizada. Contempla:
  • Um programa de ensino com metas e prioridades que cumprem as disposições legais e obedecem às diretivas do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e ao Ministério da Educação;
  • Um ensino que procura potenciar a inovação e a qualidade face às perspetivas do futuro. Uma preparação de base consistente, domínio da língua mãe e de, pelo menos, uma língua estrangeira, capacidade de autonomia e de iniciativa, preparação para o trabalho em equipa, capacidade de observação e de reflexão, de crítica e de decisão, treino de adaptação a situações diferentes e aptidão para organizar o seu próprio trabalho. Saber ser, saber pensar, saber fazer;
  • Um conjunto de ações formais e informais, de natureza cultural, social, espiritual e cívica, desportiva e artística, programadas anualmente, fundamentais para o desenvolvimento integral de cada criança, nas suas dimensões física, intelectual, moral, espiritual e artística;
  • A prática de um verdadeiro humanismo cristão que procura responder às perguntas sobre o sentido da vida e contrapõe uma cultura do ser à do ter;
  • Personalização no ensino indispensável para uma educação livre e responsável, sem qualquer preconceito em relação à sua origem, credo ou condição.
A Formação Integral de Todos os Intervenientes da Ação Educativa
Entende-se a educação como processo interativo e personalizado e a escola como comunidade dinâmica, em que se fomenta um ambiente familiar caracterizado por atitudes de respeito, entreajuda, ordem, alegria, criatividade, esforço e amizade. Para o seu bom funcionamento é fundamental uma boa relação entre Famílias, Educadores e Crianças.
Os participantes diretos no processo educativo das crianças são os responsáveis principais pelo sucesso escolar e educativo. Assim dá-se especial relevo a uma formação personalizada e integral de todos os intervenientes na ação educativa a qual comporta ações devidamente programadas e acompanhamento individual por parte dos diretivos.